Controle de Processos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CAMPOS ADVOGADAS DIGITAL

Deixe seu e-mail que entraremos em contato.

PUBLICAÇÕES

DIREITO IMOBILIÁRIO - ENTENDA AS REGRAS DE UM NEGÓCIO SEGURO

 
 
 
Hoje trazemos informações preciosas para quem pretende atuar em um dos mercados que mais cresce no mundo, e quer aprender de forma prática e dinâmica para ter maior segurança jurídica no ato da compra e venda, transmissão de posse, propriedade. Assim, não mais perder oportunidade de viabilizar uma negociação com risco controlado. Para isso você precisa de conhecimento atualizado, para agir de forma segura. 📚
 
Inicialmente precisamos definir o conceito de propriedade e posse: 🏘️
 
- Propriedade, sob o ponto de vista jurídico. O artigo 1228 diz que o proprietário é aquele que pode usar, gozar, dispor ou pode reaver a coisa, da maneira como quiser. O direito de propriedade não se restringe somente a bens imóveis como casas, terrenos, pois não se refere somente a bens materiais.
 
- Posse é a exteriorização da propriedade, o possuidor é aquele que age como se fosse proprietário. O artigo 1.196 trata da posse no Código Civil e diz que: Possuidor é aquele que exerce, de fato ou não, alguns poderes inerentes à propriedade.
 
Para exercer o direito de “dono” sobre determinado bem imóvel, é preciso atentar para a função social da propriedade.
 
📃 No caso de imóvel sem registro no RI (Registro de Imóveis) local, o vendedor/comprador deverá analisar primeiramente se aquele imóvel está fora do risco de desapropriação, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 182, a favor do coletivo, ao determinar ser facultado ao Poder Púbico Municipal promover a desapropriação do solo urbano quando este não cumprir a função social, estando não edificado, subutilizado ou não utilizado.
 
Para viabilizar a transferência da posse o comprador deverá atentar para os seguintes pontos:
 
✔️A opção de compra de um imóvel de posse deve envolver precauções um pouco maiores que a negociação de um imóvel com direito de propriedade. A forma mais eficaz é ficar atento à origem possessória do imóvel, ou seja, descobrir comprovadamente de onde vem a posse e o tempo desta.
✔️Se a posse do imóvel for recente, a situação costuma ser mais frágil, em relação ao risco do imóvel ser contestado judicialmente, através de ação de reintegração de posse. Em outros casos de posse mansa e pacífica, já consolidada há anos, a situação costuma ser mais favorável, com maior facilidade para aplicação da usucapião.
 
 
Entre em contato conosco. Estamos prontas para te ajudar! ⚖️
 
 
Telefone: (33) 3322-2284 / (33) 98821-2284 📞
E-mail: contato@camposadvogadas.adv.br
www.camposadvogadas.com.br
Visitas no site:  719635
© 2025 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Pressione as teclas CTRL + D para adicionar aos favoritos.